domingo, 5 de julho de 2015

"And here's to you, Mrs. Rob... Kopetski?!"

Barbara "Barb Wire" Kopetski é um petardo de seu tempo. Egressa dos quadrinhos noventistas, a personagem de Chris Warner dividia seu tempo entre a gerência de um bar decadente, frequentado por tipos duvidosos, e como caçadora de recompensas. Barb tinha seu lugar numa fictícia 2ª Guerra Civil norte-americana ao qual, para o bem de ambos os seus negócios, tentava se manter neutra. No filme homônimo de David Hogan, um ex-amante a contata, suplicando-lhe que o ajude a escoltar até uma zona segura uma pacifista que poderia mudar os rumos do conflito



A película, claro, é uma bobagem e seu realizador tão limitado¹ quanto (im)possível, mas a introdução de dois minutos com a Senhorita Kopetski embalando uma pole dance hipnotizante ao som de Word Up, do Korn, dificilmente não ficaria marcada no imaginário dos marmanjos proto-sexistas da época. Se existe uma sequência live-action que poderia ilustrar com maestria todo o tratamento diferenciado conferido às mulheres noventistas dos quadrinhos mainstream, não há dúvidas que o seu vídeo é este.

¹ Antes de Barb Wire, o maior feito de Hogan fora a direção de segunda unidade em Batman Eternamente, de Joel Schumacher. Precisa dizer mais? 

Em tempo... 

A Dark Horse acaba de relançar a personagem e a opção do capista regular da série...
 ...tem as iniciais "AH!".

2 comentários:

doggma disse...

Woah, que resgate. Eles não se deixaram mesmo abater pela (falta de) bilheteria de "Tank Girl", do ano anterior. Com isso, meio que jogaram a última pá de cal nesse filão de filmes baseados em super-heroínas alternativas.

Cheguei a alugar o vídeo na época (junto com "Cherry 2000" até!), mas lembro de quase nada do opus. Desconfio que tudo que valeria a pena lembrar você já colocou no post. Muchas gracias!

Quanto ao quadrinho, nunca li. Só algum material da miguxa dela, a Ghost, com quem fez eventuais team-ups (hmmm). E o AH! com Barb Wire é a melhor combinação desde pizza com guaraná...

Luiz Gustavo de Sá disse...

E a melhor combinação desde pizza com guaraná continua...

https://www.darkhorse.com/Comics/Previews/25-868

Ahhhh!