segunda-feira, 6 de julho de 2015

Tirando do Plástico #4


A Panini parece ter aprendido uma importante lição: não era preciso sempre sufocar os leitores de encadernados com o luxo de edições definitivas e suas muitas centenas de páginas, tamanho diferenciado e outros detalhes dispensáveis. Dava pra apostar em uma linha graficamente decente, com preços convidativos e (salva de palmas!) distribuição em bancas.

Benditas as crianças escravas indonésias, que possibilitaram a realização de alguns dos sonhos mais malucos dos fãs. Quem, eu pergunto, QUEM, em sã consciência, imaginaria que, um dia, teríamos um encadernado do Aquaman (do AQUAMAN, gente!) nas bancas brasileiras? Outra coisa importante aqui: a editora percebeu que não é só clássico que vende bem e já soltou quatro caprichados encadernados da corrente fase Os Novos 52. Espero, de coração, que o retorno financeiro esteja à altura da relativa ousadia.

Mas, se for pra botar clássicos na roda, que a Panini perceba, agora, o que deveria ter feito quando da malfadada encadernação da Liga da Justiça por Grant Morrison, cujo volume 2 jamais viu a luz do dia.

O quarto encadernado d'Os Novos 52 é o segundo do Batman, dando continuidade à republicação da futuramente clássica passagem de Scott Snyder pelo principal bat-gibi. Foi com ele, A Noite das Corujas, que eu voltei pra casa hoje. Não saiu do plástico ainda, mas falta pouco. 

Sobre a história: como foi que Batman e o Garra Motherfucker conseguiram bater aquele papo tranquilo às margens de uma turbina de avião? Para mim, um mistério muito maior do que a verdadeira identidade do vilão.


Hoje também foi dia de pegar as mensais de Batman e Liga da Justiça, além de mais um capítulo de Batman Eterno.

Antes de minha viagem à Paraíba, porém, eu trouxe para meu combalido armário o 8º e o 9º volumes da fabulosa O Inescrito, sendo que o primeiro foi avidamente devorado antes de sair de casa. Esta série bem poderia se chamar O Inesperado, porque não me lembro de outra série com tantas reviravoltas de cair o queixo. Espero que o crossover com Fábulas, no volume 10, faça jus a ambas.


Last but not least, dois itens foram tirados do plástico antes de chegarem às minhas mãos, mas isso não diminui o prazer de tê-los enriquecendo minha coleção. De meus amigos Marcelo Oliveira e Daniel Arcades, ganhei um exemplar de Dogville, do polêmico Lars Von Trier, repetido em sua coleção de DVDs. Do meu colega escapista Luwig, seu encadernado de fabricação própria de O Velho Logan - e digo a vocês, o cabra tem as manhas do processo de picotar gibizinhos pra fazer um caprichado gibizão. Li, gostei e não deve demorar a pintar um review tardio, seja aqui ou no Catapop.


E os colegas, como andam justificando o assassinato de seus porquinhos?

4 comentários:

Do Vale disse...

Rapaz, apesar de um furo aqui e ali até que gostei dessa segunda parte d'A Noite das Corujas, curto como o Snyder aborda Gotham. Agora, aquela passagem dele com o Jock pré-reboot BEM difícil sair por aqui, né? Essa eu queria aqui no armário.
Ainda não teve passagem pela banca nesse mês, mas no final do passado tirei do plástico Planetary 4, Quem é o Pantera Negra?, Fábulas 18 (segui teu conselho de eras atrás e encomendei os volumes mais recentes) e uma edição de bolso de A Maldição do Cigano SUPERcharmosa que me seduziu solitária enquanto eu passeava por uma livraria.

Do Vale disse...

Cara, e O Inescrito... Que que é isso... Já até separei pra reler agora em julho.

Luwig Sá disse...

Foi uma mancada gigante de minha parte comprar A Noite das Corujas e Origem II pela Liga HQ. As duas já chegaram às bancas de Westeros - vulgo "Campina Grande" - e nem sequer saíram ainda da pré-venda deles. Pelo bem da verdade, ultimamente, a eficiência deles tem sido bastante desapontadora, que somado a dos Correios dá a exata dimensão da tragédia anunciada. Num cenário otimista, espero recebê-las na virada para o século XXII; num pessimista, parece que vou ficar mesmo na base do "Queria Tirar do Plástico". :(

Dogville é uma pancada no estômago da qual ninguém se recupera. Talvez seja por isso que nunca tive coragem de assistir sua contianuação, "Manderlay". Já viu?

Sobre o Velho Logan: https://twitter.com/pulseluwig/status/516570823025762304

Eheheheh... acho que pelo amigo, acabei quebrando uma regra aí.

doggma disse...

Meu amigo, te aconselho a pegar um fôlego e encarar. Parafraseando o Fivo: "acham que Michael Moore é competente na sua crítica aos EUA? Lars Von Trier, sem nunca ter pisado lá, dá aula do que é criticar os EUA".

Em tempo, aqui também ocorre bastante esse negócio de HQs invertendo o padrão de distribuição. HQs, inclusive setorizadas, chegando às bancas antes mesmo de constar no checklist do site (!), como foi o caso da coleção Marvel Zombies. Por isso, quando bate a preguiça e encomendo pela web mesmo, fico umas duas semanas sem passar em frente a uma banca.

É o fenômeno chamado "Quadrinhos de Schrödinger". Se não olhar, os gibis não estarão lá. Mas se encomendar e olhar...