quarta-feira, 20 de maio de 2015

Prólogo para o epílogo


A proximidade do fim de Fábulas causa iguais pesar e alívio. Ao longo das 140 edições já publicadas no Brasil pela Panini Comics, em 20 encadernados, Bill Willingham sempre demonstrou qualidade acima da média e foi verdadeiramente genial em determinados momentos (entre os quais destaco os impecáveis volume 6 - Terras Natais - e 10 - O Bom Príncipe). Isso não evitou que o cansaço e a repetição dessem o ar de sua graça em algumas edições. Que bom, então, que o fim esteja próximo (mais especificamente, mês que vem, quando sai nos EUA a edição original nº 150).

Da última vez em que Rosa Vermelha esteve na capa de um volume (o nº 15, que levava seu nome), ela protagonizou uma das melhores histórias deste terço final da saga. Camelot, infelizmente, não repete a proeza. É muita enrolação e pouca coisa acontecendo de verdade. O mais legal está na configuração da nova Távola Redonda, tendo Rosa como figura central e interessantes inversões de arquétipos. Também são plantadas aqui as sementes da vingança do antigo Adversário, derrotado, privado de seu poder e aprisionado desde o final do volume 11.

Esta edição é, basicamente, um longo prelúdio para o grand finale que se desenha adiante. No último quadrinho desta edição, uma legenda avisa que, na próxima edição, "a despedida começa", o que faz crer que a Panini publicará as dez edições finais em dois encadernados. Pouco importa o formato. O que eu espero é que Willingham seja capaz de surpreender, emocionar e dar destinos dignos às Fábulas, em seu derradeiro épico. A série mais longeva da Vertigo e seus fiéis leitores não merecem menos.

5 comentários:

Luwig Sá disse...

Bom, na verdade, a mais longeva foi a extinta Hellblazer, mas entendo o seu ponto. Nenhum outro título da Vertigo jamais chegou a marca de Bill Willingham, escrevendo continuamente um único título. Quer dizer, sem contar os especiais e o livro ilustrado, "Peter and Max: A Fables Novel", ainda inédito por aqui.

Agora sobre o lance do "na próxima edição, a despedida começa"... Escavei um pouco por aí e descobri que lá fora o Vol. 21, "Fables: Happily Ever After" irá compilar as edições #141-149; já o Vol. 22, esse sim o derradeiro, "Fables: Farewell", trazendo a edição #150, na realidade será uma graphic novel original. Legal, hã?

Marlo de Sousa disse...

Luwig, você é um gentleman, tentando amenizar minha mancada, mas confesso que comi bola. Esqueci justo de quê!!! Hellblazer, cara! Já estou ajoelhado no milho, não se preocupe.

Não li nenhum dos derivados, infelizmente, mas gostei muito dessa notícia sobre a graphic novel, mesmo que a Panini publique como um volume comum (até prefiro, por questões de padronização).

Abraço!

doggma disse...

Essa capa é lindona.

Tô lá atrás na leitura, mas o sentimento já é conflituoso com a proximidade do fim. Fico triste porque a série é absurdamente foda, mas, em contrapartida, o bol$o suspira aliviado.

Ainda tem material pendente do João das Fábulas ou os arcos foram aqueles mesmos? É bom demais aquilo.

Fico na dúvida em adquirir o TP As Mais Belas Vol. 1: Bem Despertas, o único tie-in que não tenho. Já senti que a Panini largou. E tenho medo que a capa (espetaculosa) do AH seja um canto da sereia. Alguém conferiu essa?

Luiz Gustavo de Sá disse...

Dogg, lá fora, João rolou até a edição #50. Salvo me engano, ainda restam cerca de 3 TPBs p/ Panini encerrar a coleção. Mas, a julgar pelo silêncio de rádio, parece que vamos ficar só no gostinho.

Quanto ao "As Mais Belas", já comprei em pré-venda o meu #2. Mas apenas o #1 tem o roteiro do Bill c/ a arte de Phil "queria ser George Pérez" Jimenez. Se fosse vocês não deixariam passar essa.

E Marlo, quer dizer que você não leu a vencedora do Eisner, "1001 Noites"? Ao lado dos volumes que citou, esse é também um dos meus favoritos.

Marlo de Sousa disse...

Não, cara... NENHUM tie-in lido. Tem uma arma aí?