sábado, 30 de maio de 2015

Tirando do Plástico #1

A ideia por trás do “Tirando do Plástico” foi surrupiada dos unboxingsque, bem ou mal, são uma verdadeira febre na rede – e tem o escopo de apresentar aos leitores nossas últimas aquisições e primeiras impressões sobre livros, quadrinhos, colecionáveis, gadgets, CDs, DVDs, Blurays, etc. Enfim, tudo aquilo que desembolsamos alguns Dilma$ ou, vá lá, usucapimos quando ninguém estava olhando. 

2x10!”, por Sam Hart e Will; 
One Shooter”, por Danilo Beyruth: 

Trata-se de dois fanzines e acabo de recebê-los pelo correio, uma cortesia do Reginaldo Yeoman, um irmão de armas do extinto e saudoso Blogzine, mas, felizmente, ainda tão presente nas esquinas da internet quanto no passado. O primeiro material, 2x10!, foi um projeto conjunto dos artistas Sam Hart e Will que alcançou êxito em sua campanha no Catarse; o segundo, o One Shooter, do badaladíssimo Danilo Beyruth (Necronauta, Bando de Dois, Astronauta), é uma coletânea de oito contos em vinte e quatro páginas, cuja leitura se concretizará daqui a exatos quinze minutos. Ambos foram lançados na Comic Con Experience (CCXP 2014)

Cavaleiro da Lua: Recomeço #2", por Brian Bendis e Alex Maleev; 
Quarteto Fantástico: Imaginautas”, por Mark Waid e Mike Wieringo: 
 Já faz um algum tempo que o texto de Brian Bendis não me é tão palatável quanto outrora, mas quando a gororoba tem o tempero búlgaro de Alex Maleev, sem chance de não rolar uma degustação. E não é que estava errado? Digo, a arte do Alex continua sublime, me refiro ao roteiro do Brian, que utiliza a esquizofrenia de Mark Spector como um interessante recurso narrativo, sobretudo com as três personas que vivem atormentando o Cavaleiro da Lua

Antes de tudo, tome isso como um favor pessoal aos Escapistas: compre seuQuarteto Fantástico: Imaginautas”, se possível, dois! Se não gostas da equipe, tudo bem, até posso viver com isso, mas estamos falando de MarkReino do Amanhã/DemolidorWaid e isso deveria ser o bastante para você gastar o troco do pão nesse encadernado e garantir que a Panini vá até o fim nessa publicação¹. Isto é, num universo perfeito, seriam seis volumes. Portanto, conto com vocês! 

¹ A Salvat lançou recentemente a sequência desse TPB em HC, “Quarteto Fantástico: Inconcebível”, contudo espero que eventualmente a Panini publique sua própria versão, até para fins de padronização. Sei o que você está pensando: “Vai sonhando, Luwig!” 

Justiceiro #5: Dispensado da Missão”, por Ben Acker, Ben Blacker e Carlos Barberi; 

O Mundo de Aisha”, por Ugo Bertotti e Agnes Montanari; 
A Saga do Monstro do Pântano #4”, por Alan Moore, Stephen Bissette, Rick Veitch e John Totleben: 
 Caí no conto do vigário nessa edição #5 do Justiceiro. Comprei na pré-venda sem saber qualquer informação acerca do conteúdo, pensando que fosse o início da fase de Nathan Edmondson. Ledo engano, na verdade se trata de um encadernado dos Thunderbolts (#27-32) em sua formação mais absurda: Frank, Elektra, Motoqueiro Fantasma, Hulk Vermelho e Deadpool

Tão logo coloquei minhas mãos em O Mundo de Aisha, já fui iniciando sua leitura. E mesmo sem chegar até o final, garanto lhes que é coisa finíssima. Trata-se de um mix de fotodocumentário e quadrinho – tal como O Fotógrafo de Emmanuel Guibert – que pega emprestado a estrutura de contos para narrar a história verídica de Aisha, Houssen, Ghada, Ouda, Fatin e outras mulheres iemenitas que insurgem silenciosamente contra a cultura conservadora de seu país. Assim que finalizá-lo, farei uma resenha específica no P.E.M

Polêmicas pisa-britescas à parte, eis que já vamos na quarta marcha dessa Saga do Monstro do Pântano. Eu que não sou bobo nem nada, tão logo engatei essa última, já fui logo passando a quinta (de seis) numa pré-venda aí da vida. Antevendo o melhor cenário, acredito que até janeiro de 2016 estaremos com o Graal completinho e fazendo inveja aos paspalhos que se submeterão as tortura$ dos Mercenários Livres

"Coleção Histórica Marvel: Os Vingadores #5", por Vários: 
 Essas Coleções Históricas Marvel vieram para ficar. Compilações sem firulas de períodos clássicos do Universo 616, com preços acessíveis e boxes práticos que são uma verdadeira mão na roda na hora de organizar a estante. É bem verdade que esses estojos não são exatamente unanimidades, mas pessoalmente, venho gostando não apenas desses, mas também encomendando por fora alguns outros projetados pelo Nailton e o Erick

No que diz respeito aos números compilados no fascículo, à primeira folheada, não há dúvidas que o conto mais emblemático é exatamente o que ostenta a capa. Isto é, a surrealíssima passagem de Victor Von Doom e Tony Stark por Camelot, lisergicamente imaginada por Bob Layton, David Micheline e John Romita Jr, que, felizmente não foi esquecida e teve lá sua bela moral da história reproduzida em alto e bom som naquela inesquecível Confissão

Por fim, para encerrar essa transmissão, gostaria de convidar os Escapistas Dogg e Marlo para que tirem também os plásticos de suas aquisições. 

É isso! Desliguem, leiam quadrinhos. E se beberem, não esqueçam as drogas!

2 comentários:

doggma disse...

Tinha lido sobre esse Justiceiro #5 paraguaio e salvei a grana, mas vai ficar um belo buraco na coleção. Se me conheço, isso vai me incomodar demais. Valeu mesmo, Panini. E que formação esdrúxula é essa dos Bolts? Me lembrou até dos Campeões.

Ia deixar passar o Quarteto do Waid já que tenho esses arcos na revista do Hulk, mas que se dane... farei coro também...

Também mandei ver no Livro 4 do Homem-Musgo e na parte 2 do Batman Branco. Tomara que inspire os poderosos a relançarem a fase Moench/Sienkiewicz.

O do Beyruth me vejo obrigado a correr atrás e também "O Mundo de Aisha". Ando um pouco nessa vibe também, desde que me indicaram "Palestina, uma Nação Ocupada", do Joe Sacco. HQzaça.

As CHM d'Os Vingadores são pra mim obrigatórias. Especialmente a dos Latinhas, eterna favorita. Pena que a continuação (GHM #41) ficou fora dessa, hm?

Belas compras!

Luiz Gustavo de Sá disse...

Dogg, a única função desse Justiceiro #5 é exatamente essa: não deixar um belo buraco na coleção. Mas há um cenário pior? E se essa foi a última? E se os leitores que a virem em bancas declinarem da comprar e o TPB encalhar? Enfim, "Panini, você fica me devendo essa".

É, faz isso. Esquece aquela mensal da Era Bruce Jones - que saudades, viu? - e compra o TPB dos Imaginautas. Vamos fazer nossa parte e garantir o quórum!

Acho que essa do Batman Branco só saiu por causa dos envolvidos, Bendis/Maleev. Moench/Sienkiewicz é muito low profile para a Panini. Agora é esperar pelo TPB do Warren Ellis, por sinal, já lido em velocidade de dobra por esse humile escapista. O Velho Bastardo ainda é cheio de truques nas mangas! Coisa fina e experimental!

O intrigante de O Mundo de Aisha é exatamente porque somos completamente ignorantes no que diz respeito a cultura iemenita. Parece obra de literatura fantástica, mas, infelizmente (ou felizmente?), refrata a mais dolorosa e pura realidade. Compre! Garantia de satisfação.

Pois é, a da GHM #41 ficou de fora. Cara, tava lendo e notei que a editora - isso mesmo, com "a" - dessa coleção é cheia das piadinhas nas notas explicativas. Curioso.

Abração.