quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Queria Tirar do Plástico #3: A Estante dos Sonhos

Por trás dessa estante dos sonhos, existe uma beleza quase que, digamos, doentia.
 Captou a pegadinha? Não? Pois bem, não achas estranho existir coleções omnibus inteiras padronizadas, que compilam na íntegra, por exemplo, a Mulher-Maravilha de George Pérez, o Aquaman de Peter David, os Novos Titãs de Marv Wolfman ou de Dan Jurgens, o Superman Pós-Crise, o Azrael de Dennis O'Neil, a trajetória completa de Wally "Flash" West, o Hawkworld de Timothy Truman, o Esquadrão Suicida de John Ostrander ou o subestimado Xeque-Mate de Greg Rucka? 

É isso mesmo que estás pensando: elas não existem. Bom, pelo menos, não no sentido formal da coisa, isto é, com tiragens limitadas em livrarias e comic shops. Os HCs em questão fazem parte do acervo de Kirk Kiefer, a mente por trás do Comic Binding Pro, um site que se propõe a transformar acervos dos "comics" norte-americanos em compilações robustas com layouts similares as apetitosas versões Omnibus da DC Comics.
 O processo de desconstrução e construção deles me lembra remotamente algumas sandices de outrora, só que num nível tão profissional que parece até mesmo ofuscar a própria editoração oficial. Conta a favor do Binding Pro o fato de que os publishers da indústria lá levam realmente a sério questões básicas como o formato e o papel utilizados, de modo que, ao longo da vida dos periódicos, percebe-se que existe uma espécie de uniformização extraoficial de toda a cadeia produtiva de quadrinhos. 

Desse modo, um título dos anos 1980 não destoa quando colocado lado a lado com um dos anos 2000. Uma realidade, por sinal, bastante distante da que se vê no Brasil entre formatinhos pisa britescos ou formatos americanos para todos os gostos e bolsos.
  O mind blowing é tamanho que sugiro que tome um Diazepam antes voltar a olhar para a própria estante. 

P.S. Esses HCs acima são apenas a ponta do iceberg¹. Siga agora por sua conta e risco.

¹ Ver o Arqueiro Verde de Mike Grell desse jeito é como uma flechada no coração. 

5 comentários:

Do Vale disse...

FAZ ATÉ RAIVA OLHAR ESSAS COISAS.
Essa fases Alan Grant/Breyfogle no Batman e Jurgens & cia marcaram muito a minha infância, nostalgia bateu foi certo. Gavião Negro e Arqueiro Verde em DC 2000 também, além do Homem-Animal do Morrison que não entendia nada mas achava legal (só fui assimilar tudo quando reli em scan uns 10 anos depois).
Abri todas as imagens e vou chorar aqui um pouco.

doggma disse...

Conrads me mordam. Tô recolhendo o meu queixo do chão até agora. Essas capas duras ficaram um espetáculo de padronização e acabamento, mas os tomos do "Grão-Vizir da Velocidade", colocados criminosamente lá embaixo da estante, deram até uma voltagem no coração. A tonalidade deve reluzir tanto que faz um quarto comum parecer uma câmara escura de revelação de fotos.

O pior é que os valores nem são tão intimidantes (http://comicbindingpro.com/pricingandprocess), mas com o dólar a 3,88 BR-dilmas, acabam ganhando contornos de engenharia de ponta. Pra gringaiada se deleitar only, portanto.

Vou ali no canto chorar também. Luwig maldito.

doggma disse...

Ps: e falando no Oliver do Mike Grell, quem dera tunar meu surrado formatinho de Super Powers #27 num livrão desses. Mas dadas as chinelagens pisa-britescas-pra-baixo já lembradas no texto... só em fac-símile ampliado de Mercenários Livres e olhe lá!

Gerlande Diogo disse...

Só uma palavra: Massa!

Luwig Sá disse...

E viram as últimas do Kirk?

O Espectro, de John Ostrander & Tom Mandrake:

http://41.media.tumblr.com/e44459234df8454a2ae4b4dad2c693f0/tumblr_nvjq0m4Rgq1uoph0co1_1280.jpg

http://40.media.tumblr.com/f388ca497518ebf6443af13fae222276/tumblr_nvjq0m4Rgq1uoph0co2_1280.jpg

http://40.media.tumblr.com/983d7d85f86f2a0e307ed409e29dc8a3/tumblr_nvjq0m4Rgq1uoph0co3_1280.jpg

É para morrer de inveja em vida.