domingo, 2 de agosto de 2015

Ora, direis, lembrar de outrora!


Você percebe que está ficando velho quando seus ídolos começam a morrer de causas naturais. Ou quando os filmes preferidos de sua infância e adolescência começam a ganhar remakes (que a gente quase sempre odeia). Ou quando já existe toda uma geração que nunca os conheceu.

Eu percebo que estou ficando velho quando lembro que "já era gente" quando ainda existia um país chamado Alemanha Oriental (até 1989) e outro chamado Tchecoslováquia (até 1992). Ou quando lembro que conheci The Smiths em um ano (1986) só para vê-los se separarem no ano seguinte. Ou quando a vergonha me atinge em cheio, ao lembrar que, na primeira vez que fui ao cinema sozinho, deixei de ver O Retorno de Jedi no cinema, preferindo ver O Cristal Encantado (1983).

O cinema e a música são especialmente felizes em ajudar-nos a localizar certos eventos em nossas vidas. A ideia deste post é pegar um lançamento importante de até três décadas atrás (já que eu tenho pouco mais de quatro delas de vida) e, em seguida, puxar da memória algum momento importante de minha história naquele ano. Se os colegas Escapistas não estiverem dispostos a escrever todo um post sobre o assunto, sintam-se livres para deixar seu depoimento em forma de comentário.


HÁ 10 ANOS...


...cinco anos depois que a Fox acertou o tom no primeiro filme dos X-Men e três antes do primeiro dos Marvel Studios (Homem de Ferro), a Warner deu ao mundo o filme do Batman que os fãs queriam (ou, pelo menos, a coisa mais próxima disso feita até então). Batman Begins ajudou a transformar o nome de Christopher Nolan numa das grifes mais poderosas de Hollywood e o de Christian Bale em sinônimo de Batman (e de murmúrios incompreensíveis).

E eu com isso? Em 2005, depois de nove anos, eu estava deixando Goiás e voltando a viver na Bahia.


HÁ 20 ANOS...


...os filmes policiais nunca mais seriam os mesmos, depois de Seven. A escola estilística inaugurada pelo diretor David Fincher, porém, não teria significado nada, se não houvesse uma história extremamente bem contada no roteiro de Andrew Kevin Walker e interpretada com fúria em três escalas: contida na atuação de Morgan Freeman, irrefreável no surpreendente Brad Pitt e assustadoramente impassível no desempenho gélido de... Bem, 20 anos se passaram, mas vamos poupar aqueles que podem não ter visto o filme ainda.

E eu com isso? Em 1995, eu estava ouvindo axé music pra caralho. Me julguem.


HÁ 30 ANOS...

...estreava uma aula de cinema de aventura, produzida por Steven Spielberg e dirigida por Robert Zemeckis. O imaginário pop ganhou o arquétipo do jovem americano gente fina (Marty McFly/Michael J. Fox), um cientista louco (Emmet "Doc" Brown/Christopher Lloyd) e seu bordão memorável ("Great Scott!") e a mais legal das máquinas do tempo: um DeLorean que deixava um rastro de fogo. Ao lado de Os Caçadores da Arca Perdida (1981) e Curtindo a Vida Adoidado (1983), De Volta Para o Futuro formava a trindade definitiva da Sessão da Tarde como ela deveria ser.

E eu com isso? Em 1985, ano do primeiro Rock in Rio, meu amor pelo rock estava nascendo - e era lindo!

7 comentários:

Luwig Sá disse...

Ótima proposta, Marlo! Além de instintiva, bate na tecla de algo que sempre curti: o instituto do resgate psíquico.

"O cinema e a música são especialmente felizes em ajudar-nos a localizar certos eventos em minha vida."

Não só me identifico com a máxima em questão, mas também com os 10, 20 e 30 anos focados no texto. Aliás, vendo aqui os lançamentos dos respectivos anos, lhe admiro por ter se contido ao ponto de citar apenas um nome de cada período, sobretudo em 1985.

Coincidência ou não, no mesmo 1995 de Seven, em Os Suspeitos, o mesmo intérprete do referido ato de fúria "assustadoramente impassível no desempenho gélido" protagonizou outro desfecho clássico. Se me perguntassem, eu diria que os dois clímaces são os mais emblemáticos daquela década.

Marlo de Sousa disse...

Pois é, Luwig, tive sérias dúvidas entre qual dos dois filmes de 1995 usar, mas rever Seven recentemente fez a balança pender. Aliás, este foi um ano com vários outros excelentes filmes, sem dever nada a 1985.

blogzine disse...

Bela máquina do Tempo. Só perde para um certo DeLorean...

Do Vale disse...

Marlo, veio um filme aqui na minha cabeça de quando aluguei o VHS de Seven assim que foi lançado... O peso da idade bateu, vou passar o resto do dia com isso na cabeça, seu maldito!

Tentei pensar em outros filmes pra citar, mas acho que acabaria repetindo os
SUPRACITADOS.

Ou não. Em 1995 saiu Batman Eternamente.

Do Vale disse...

PS: Eu costumo lembrar de certos acontecimentos pelas revistas que eu comprei/li na época. Voces também?

Marlo de Sousa disse...

Totalmente, Do Vale! Em 1996, por exemplo, numa pindaíba monstro, em GO, arriscava alguns suados reais a cada mês nas edições de Reino do Amanhã em forma de minissérie (ainda da Abril). Não é uma lembrança muito legal de ter. =P

doggma disse...

Achei a ideia sensacional, emancipada, revigorante e para maiores de 30 anos. Abaixo disso, a simples menção à palavra "ontem" resulta numa expressão inequívoca de ojeriza e/ou desprezo...

Bem, eu tinha blog há 10 anos, o mesmo blog aliás (outra maneira boa de perceber que a velhice chegou e estabeleceu perímetro), e nele comemorava as prévias do novo filme do Cruzado Encapuzado. Tudo parecia muito bom e diametralmente oposto às incursões carnavalescas do Joel Schumacher no Batverso.

Revi "Se7en" um tempo atrás e continua instigante demais. Sem o assombro da novidade, ficou mais fácil curtir o verdadeiro astro do filme: o clima de pesadelo urbano. Sugestionado ainda mais pelas linhas do Freeman, carregadas de resignação e desesperança. Seu personagem era mais um que percebeu que estava ficando velho...

Sem muito a adicionar à tríade máxima "De Volta"/"Caçadores"/"Ferris Bueller", exceto que, no caso de "De Volta", o bordão do Emmet pra mim sempre será "Santo... Deus!". Esse - e "A Hora do Espanto" - só consigo assistir com a dublagem original tosca e cheia de reverberação. Great Scott!

Ps: também tenho lembranças pé$$imas da mini de "Reino do Amanhã", adquirida via PIS.