segunda-feira, 8 de junho de 2015

Dois One-Shots #1: Demissão Sumária & A Encomenda

Para começar a semana com o pé direito, faço questão que nossos leitores escapistas limpem suas papilas gustativas e apreciem essas duas suculentas entradas:

Tom Cochrane está frito!. Ele era o encarregado de uma operação criminosa no Bronx que há poucos instantes foi desbaratada por um “cidadão preocupado”. Segundo a polícia, estima-se que as armas apreendidas estejam avaliadas em alguns milhares de dólares. Cochrane trabalha há mais de vinte anos para o Senhor Fisk, um empresário nova-iorquino de reputação ilibada cujas recompensas aos êxitos dos funcionários são historicamente generosas. 
 Por outro lado, por exigir desses empregados um alto padrão de qualidade em seus serviços, Fisk não permite falhas e nem é conhecido por conceder segundas chances. Como dizíamos, Tom Cochrane está frito, frito porque o crime em questão pode conectá-lo ao Senhor Fisk e Fisk, reiteramos, embora seja um cidadão exemplar e reprove os atos do referido subordinado, não tem o hábito de pagar a usual multa de 40% sobre os depósitos do FGTS. Tão pouco tem processos se amontoando em varas trabalhistas.

Demissão Sumária, de Greg Rucka e Eduardo Risso¹, foi um conto publicado em Homem-Aranha #10 (Panini/2002) e, originalmente, em Spider-Man's Tangled Web² #4. Uma história de um tempo em que, aos olhos dos leitores – e, cá entre nós, admiravelmente transposto no Demolidor Netflixiano –, o Rei do Crime era 90% reputação, 10% fisicalidade.

¹ Rucka é de casa, não tenho nem mais superlativos para descrever o quão fã sou de sua produção; e Risso? Bom, o que dizer de meu argentino favorito? Demissão Sumária tem toda pinta e pompa de um interlúdio de 100 Balas, só que não.

² Tangled Web rendeu vinte e duas edições e tinha como proposta a veiculação de enredos fechados do universo aracnídeo por autores consagrados como, por exemplo, Brian Azzarello, Bruce Jones, Darwyn Cooke, Garth Ennis, Paul Pope, Peter Milligan, etc. Logo mais, certamente traremos outros para que possam degustá-los.
 A segunda entrada fica a cargo de Wolverine #30 (Panini/2007) e leva consigo não uma, mas duas excelentes histórias com o carcaju do título, ambas assinadas por Stuart Moore e C. P. Smith.

Em A Encomenda, a pedido de T’Challa, Logan é incumbido de extrair a todo custo um bebê de Zwartheid, África. O mesmo se justifica, pois, enquanto chefe do estado wakandano, o Pantera Negra está politicamente impedido de interferir na soberania das nações vizinhas. E, segundo o narrador-personagem, o Wolverine, o país em questão era classificado pela ONU como um dos piores lugares do globo em termos de qualidade de vida – com expectativa de vida de 37 anos – e um matadouro para as nações ocidentais, ante suas riquezas minerais. 

Há dez anos, entretanto, o Presidente Mayamba conseguiu pacificar as tribos em conflito e estabilizar a região. Um golpe de Estado o derrubou e estabeleceu na década seguinte um período de puro pesadelo. Guerras civis, milhares de crianças alistadas como soldados. Meninas e mulheres estupradas, infectadas com HIV de propósito. Seis meses atrás Mayamba ressurgiu e uma vez mais reiniciou o processo de paz, mantendo inclusive um diálogo aberto com os senhores da guerra e traficantes de diamante. A nova queda veio com um general chamado Lago.
 Assim, a esperança de paz do ex-presidente vai morrer a menos que um dia, a filha dele continue de onde o homem parou. A menos que Wolverine, como seu guardião, atravesse um ambiente descrito como hostil e paradoxal repleto de selva, matas fechadas e campos abertos; onde o caos é tamanho que o zunido de uma bala o confunde por mosquitos.
 Por fim, em A Cura, conto também assinado pelos autores supracitados, se atém as dolorosas etapas que o fator de cura tem de percorrer até que alcance sua regeneração total. Onze páginas geniais que questionariam, inclusive, a teoria de Grampá sobre o suposto vício de Logan em dor

Bom apetite. 
A seguir, os pratos principais dos Chefs Escapistas.

3 comentários:

doggma disse...

Conheci "A Encomenda" por uma indicação sua no Pulse. Conto instigante demais, cheio de clima e com esse traço fabuloso do Smith. Muito legal ver o fator de cura (e suas limitações) sendo explorado de forma inteligente, ao exemplo também daquela belíssima Wolverine: Fúria Interior e da rinha contra Wendigo na divertida Wolverine #96. Carcaju quando é criado corretamente, sai de baixo!

Tô "folheando" essa "Demissão Sumária" aqui no serviço (o que me coloca igualmente em situação de demissão sumária, rs) e parece mesmo muito foda. Só um adendo quanto ao Fiskflix: ao meu ver, ele precisava de mais quilometragem de rua pra chegar aí, nessa postura mais cerebral. E essa veio na forma dessa 1ª temporada.

Abraço!

Do Vale disse...

Luwig, o Jason Aaron começou na Marvel com um one-shot do Logan também, não foi? Quem sabe rola um link pra download =D

Luiz Gustavo de Sá disse...

Dogg, conheço uma outra pérola da dupla Stuart Moore e C.P. Smith, dessa vez com o Frank: "A Lista".

http://www.guiadosquadrinhos.com/edicao/justiceiro-anual-n-2/ju01101/58236

Quanto ao Fisk do Rucka, bota quilometragem ali! O Tom trabalhava há 20 anos para o gordo! 20 anos!

Do Vale, pois não: http://www.mediafire.com/download/bjc9ir5gz4j/Wolverine+v3+%23056+%282007%29.cbr

"O Homem do Poço" é um clássico moderno do Logan. Embora o cartão de visitas do Jason seja esse, sugiro que dê uma chance para o Motoqueiro Fantasma do sujeito. Coisa finíssima! IMHO, seu melhor trabalho na Marvel.