segunda-feira, 29 de junho de 2015

Dois One-Shots #3: A Caçada & Uma Proposta Grosseira

Para começar a semana com o pé direito, faço questão que nossos leitores escapistas limpem suas papilas gustativas e apreciem essas duas suculentas entradas: 
 Entre 2010 e 2012, a Panini surpreendeu os leitores ao anunciar o lançamento de Jonah Hex: Marcado pela Violência, edição que compilava os seis primeiros números da elogiada série regular do pistoleiro desfigurado, de Jimmy Palmiotti e Justin Gray. Bom, mas acontece que os italianos não estavam realmente pensando fora da caixa, pelo contrário, a oportunidade fazia o ladrão. Circunstancial ou não, o fato é que após esse encadernado ainda chegariam às bancas mais outros cinco

O último deles, Jonah Hex #6: Balas Não Mentem (Panini/2012) compilou as edições #31-36, e, devo dizer: foi lamentável. Não, não me refiro à qualidade do material, pelo contrário, era sim excelente e a julgar pela boa aceitação da massa de fumetteiros, a coleção teria fôlego para chegar até o seu desfecho (#70). Bem ou mal, sorria, se a publicação teria que ser jogada aos lobos, que nos contentemos de termos chegado a esse “derradeiro” volume. Nele jazem, pelo menos, dois neoclássicos do personagem: A Caçada (#33) e Uma Proposta Grosseira (#36), publicadas originalmente em 2008.

Nesse primeiro conto, nos valeremos novamente da perícia de Darwyn Cooke na Nona Arte, dessa vez, reproduzindo esse belo roteiro de Palmiotti e Gray em A Caçada. A narrativa dá conta de um incidente em algum recôndito do Canadá cujas temperaturas glaciais colocam em xeque a sobrevivência de um pai e um filho. E, bem, Hex não é exatamente o Deus Ex Machina que você desejaria, mas é o que tem para hoje. Se brincar, a melhor história que já li do personagem, mas, claro, novamente me declaro suspeito com essa temática.

Na segunda entrada, o artista convidado seria ninguém menos que J. H. Williams III, o dono dos layouts mais excitantes da indústria norte-americana. Mais que quadrinhos, Williams faz o tipo de arte que deveria ganhar exposições em galerias no mundo a fora. Fico, inclusive, tentado a ter esse pensamento: e se, ao fim de Overture, Neil Gaiman lhe entregasse todos os roteiros originais de Sandman e fizesse a seguinte proposta, “tome, são seus, refaça tudo até a #75”.

Ah, sobre o enredo de Jonah Hex #35¹... Logo após auxiliar o delegado de uma cidadezinha a afugentar um bando que havia se instalado numa concessão alheia, Hex é convidado a passar a noite na casa desse oficial da lei. Como o banco em que resgataria sua recompensa só abriria na manhã seguinte, uma refeição e uma cama não eram lá uma má ideia. O problema foi a outra proposta.

¹ Fui o único que teve essa impressão ou Williams homenageou mesmo o Tenente Blueberry?

Em tempo...


Certa feita, um jovem nobre escocês chamado Jay Cavendish se apaixonou por Rose Ross, uma plebeia alguns anos mais velha que ele. Inconformado com essa paixonite adolescente, seu pai decide intervir e, acidentalmente, é morto. As coisas, porém, saem do controle e os Ross são acusados de tê-lo assassinado, forçando-os a fugir e tentar a sorte na América do mítico Velho Oeste.

Desconhecendo que a cabeça de sua amada está à prêmio, Jay decide ir ao seu encontro, atraindo a atenção de Silas Selleck, um caçador de recompensas que está disposto a servir como um guia. Longa de estreia do diretor John Maclean, Slow West é um Western fora do convencional, com toques de humor negro² e epifanias estilísticas típicas do cinema indie. Michael Fassbender (o Silas) sobra em cena e se porventura fosse lhe dado uma cicatriz horrenda no lado direito da face, confie em mim, ele faria “bonito” na pele do Senhor Hex.

² Com apenas uma hora e vinte minutos de projeção, o filme pode ser encarado como um desdobramento mais sóbrio disso aqui. Só para constar, mil vezes mais sóbrio! 

Bom apetite. 
A seguir, os pratos principais dos Chefs Escapistas.

5 comentários:

doggma disse...

Uma pena mesmo que a Panini tenha brecado a publicação do ótimo Hex do Palmiotti numa atitude que considero incompreensível. Não sei nos outros estados, mas essas HQs esgotavam rapidamente nas bancas daqui, o cafundó do Judas mais perto do mundo. Muito também, creio, pela falta de "opções bangue-bangue" do mercado, estilo tradicionalmente "pulp", consumido também pelo público não regular de gibis.

Mas aqui ou você compra Tex ou fica na vontade...

Do Vale disse...

Tenho as minhas ali guardadas ao lado da coleção de Mágico Vento.
Ainda teve uma malfadada tentativa de emplacar o Hex nos Novos 52, inserindo-o no background de Gotham, alguém leu? Essa eu passei sem remorso.

doggma disse...

Hex nos N52? E Lee Van Cleef rola no túmulo... será que virou um garotão bad boy com uma cicatrizinha "cool" no queixo?

Em tempo: Luwig, valeu pela dica de filme. Já vou botar na fila. Minha barriga está roncando por um western digno desde "A Proposta". Rezo todo dia pra que a dupla John Hillcoat/Nick Cave retorne ao velho oeste.

Do Vale disse...

Acho que era All Star Western o nome do título.

Luwig Sá disse...

Dogg, aqui também esgotava em um piscar de olhos, o cafundó do Judas mais perto de Westeros. Outra inexplicável, é a descontinuidade de Criminal do Brubaker. Essa dói ainda...

Quanto ao Slow West, como dizia, é um filme inusitado, narrativamente falando. Não é algo gutural, nem de bang bang cerrado, eu diria que o filme é 90% atmosfera. Falo por mim, gostei. Sai do miojo básico.

Do Vale, rapaz, a equipe criativa de All-Star Western é composta pelos mesmos Jimmy Palmiotti e Justin Gray, ao lado do artista Moritat, que ilustrou a maioria dos contos do Hex nos Velhos 52. Ainda não tive a oportunidade de ler a série, mas tenho lá minhas dúvidas se a qualidade realmente decaiu na mudança de paradigma dos Novos 52.