terça-feira, 30 de junho de 2015

Escapistas do mundo, uni-vos!

Eu não visitava a Paraíba, terra natal de meus pais, havia 22 anos. Calhou de pintar uma oportunidade de vir a Campina Grande (cidade onde tenho avó, tios e primos a rodo) agora no São João e esta acabou sendo, por diversos motivos, uma viagem inesquecível.

Primeiro, pelo óbvio ululante de reencontrar pedaços da minha família e de minha história que andavam praticamente esquecidos, após tanto tempo. Conheci (e re-conheci) parentes e redescobri esta bonita cidade, que parece um ótimo lugar pra se viver.

Segundo, porque tive a oportunidade de conhecer um pouquinho do autodenominado "maior São João do mundo", com direito a show gratuito (e sob chuva torrencial) de Alceu Valença, um dos itens que perduravam na minha Lista da Vergonha - agora, devidamente riscado.

E, por fim, pela oportunidade de conhecer pessoalmente este cara notável, cuja história como blogueiro praticamente se mistura à minha, visto que a gente se acompanha desde os hoje remotos tempos do Gotham City (2002, pense aí!). São mais de 10 anos de amizade, durante os quais a gente discutiu as nerdices que compõem o universo deste e de nossos blogs particulares, mas, também, compartilhamos problemas familiares, profissionais e amorosos - antes, via MSN ou Skype; hoje, via WhatsApp. Verborrágicos que somos, não foram poucas as vezes que nos lançamos em conversas que varavam noites, quando só mesmo o sono era maior que a vontade de continuar.

Lá no Catapop, eu já escrevi alguns textos (hoje arquivados) sobre como amizades de internet podem ser tão reais quanto as presenciais. Chamá-las de "virtuais" é mera formalidade, porque a gente sente quando algo verdadeiro está acontecendo através da tela do computador ou celular. Luiz Gustavo de Sá, a.k.a. Luwig, nunca foi um amigo virtual - só não estava ao alcance de um abraço.

Isto é, até hoje!


Obrigado por tudo, meu chapa! Pelo belo presente, pela breve noitada, mas, principalmente, pela longa amizade. Se tudo der certo, nos veremos novamente sem muita demora.

PS 1: Lembranças a Kaline, uma escudeira à sua altura! :-)

PS 2: Vamos ver se no próximo Encontro de Escapistas temos mais gente na foto! Dogg e Yeoman, o convite está feito!

3 comentários:

Luiz Gustavo de Sá disse...

Gosto de pensar que sou um ótimo julgador de caráter. Noites como essa reafirmam essa autopercepção e são tanto uma prova "dos nove" quanto uma massagem no ego. Como ele bem disse, são mais de dez anos de "convívio" e só agora pudemos trocar um neural handshake¹ ao vivo e em cores.

Sabe aquela velha história do "nunca queiras conhecer os teus ídolos pessoalmente"? Balela! O Marlo é a mesma figuraça que se esconde por trás de seus textos, seja nos blogs ou nos mecanismos de chat. Espero revê-lo com mais tempo, principalmente quando me livrar do meu vórtice acadêmico², para que possamos partilhar uma quantidade mais generosa de Heinekens.

O mesmo desejo se aplica aos demais membros da Família Escapista. Um capixaba (Dogg) e o outro paulista (Reginaldo), caras que desde 2004 e 2002, de algum modo, sempre estiveram também presentes num imaginário cotidiano particular onde pude aprender, admirar e discutir ideias, seja numa caixinha de comentários como essa, em troca de e-mails ou mesmo em rajadas de tuítes.

Um sábio baiano certa vez disse: "amizades de internet podem ser tão reais quanto as presenciais. Chamá-las de 'virtuais' é mera formalidade, porque a gente sente quando algo verdadeiro está acontecendo através da tela do computador ou celular".

E não é que ele estava certo?

Mais que uma convergência de tópicos nerds do nosso dia a dia, Os Escapistas não é apenas uma ferramenta de desforra catártica, mas um ponto de encontro para reunir um séquito de amigos imaginários que às vezes o destino providencia que tornem-se reais.

Eu bebo a isso!

¹ http://s2.postimg.org/tq3tcnhix/Neural_Handshake.jpg
² http://pulso-eletromagnetico.blogspot.com.br/2014/02/esse-e-o-espirito.html

doggma disse...

Rapaz, após mais de 10 anos, esse deve ser o fim de uma era e o início de outra, rs. Muito legal, fico feliz por vocês. Espero que tenham dedicado uma rodada aos compadres das Contra-Terras!

Ps: pular ao som do Alceu debaixo de chuva deve ser uma daquelas experiências pra ficar.

blogzine disse...

Belo encontro, torço para uma reunião da equipe completa.